Eu posso alterar meu nome e sobrenome?

A mudança de nome e sobrenome no direito brasileiro não é tão fácil, contudo há algumas possibilidades em que podem acontecer.

As possibilidades de retificação do nome e sobrenome existem, para alterar, corrigir, incluir ou extrair, mas são excepcionais. O direito brasileiro impõe, desta forma, a imutabilidade do nome para garantir segurança jurídica às relações.

Assim sendo, a retificação de registro civil pode acontecer quando há informações incorretas no registro da pessoa, além também de ser possível quando o requerente deseja alterar o registro de seu gênero ou mesmo alguma parte de seu nome.

Estes são os exemplos mais admitidos:
1) quando o nome causa constrangimento ou leva a pessoa ao ridículo;
2) casos em que uma pessoa é homônimo de outra, isto é, possuem o mesmo nome, e isto pode levar a constrangimentos ou mesmo problemas perante à Justiça, Polícia, etc.;
3) em casos em que a pessoa possui um apelido notório, ou seja, exemplos como Xuxa e Pelé, que são mais conhecidos desta forma do que por seu nome registral;
4) em caso de adoção;
5) quando houver erros ortográficos;
6) em situações de reconhecimento de paternidade/maternidade sócio afetiva;
7) quando a pessoa se casa, incluindo o sobrenome do(a) companheiro(a), ou quando se separa, retirando este sobrenome.
Importante dizer que é possível a alteração por via administrativa, no próprio cartório de Registro Civil. Porém, depende muito do caso concreto e, se dessa forma não for possível, será necessária a demanda judicial.

Além disso, tem-se admitido, também, a exclusão de sobrenome por abandono parental e afetivo, como decidiu a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Ademais, a retificação de nome de pessoas Trans tem passado por um processo mais rápido e fácil. Por envolver direito constitucional e da personalidade, o Supremo Tribunal Federal, em Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.275, reconheceu o direito de pessoa trans/travesti de alterar seu nome no próprio cartório, independentemente de cirurgia de transgenitalização ou tratamento hormonal.

Por fim, vale ressaltar que a retificação não pode acontecer para, por exemplo, incluir uma identificação de práticas criminosas nem palavras de conotação ilegal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Precisa de ajuda Jurídica?

Tire suas dúvida sobre:

  • contratos
  • benefício previdenciário
  • direito do consumidor
  • e vários outros temas.
Reproduzir Vídeo Sobre Vídeo Institucional PFJ Advocacia.