Quem paga cada tipo de despesa no condomínio?

Muitas são as dúvidas que envolvem as relações entre os inquilinos e os proprietários de um imóvel. Dentre estas, uma dúvida bastante frequente é: Quem paga cada tipo de despesa no condomínio?

Para responder essa dúvida, é necessário entender o que são despesas ordinárias e despesas extraordinárias.

Despesas ordinárias

Despesas ordinárias são aquelas necessárias para a administração e manutenção do condomínio, por exemplo os gastos com manutenção de elevadores e interfones, manutenção das áreas de lazer, salário dos funcionários do condomínio, pintura de partes comuns, entre outros.

Despesas extraordinárias

Já as despesas extraordinárias são aqueles gastos extras que não sejam destinados a manutenção e administração do condomínio, por exemplo as reformas em fachadas, projetos de paisagismo e decoração, fundo de obras e fundo de reservas, instalação de equipamentos de segurança e incêndio, ampliação dos terrenos, benfeitorias no prédio, entre outros.

Quem paga cada tipo de despesa no condomínio?

Dessa forma, a lei do inquilinato define que pelas despesas ordinárias, são responsáveis os inquilinos e pelas despesas extraordinárias, os proprietários. Para saber qual despesa pagar ou não, é necessário avaliar em qual das classificações ela se encaixa.

Na maioria das vezes, essas despesas vêm discriminadas no boleto do condomínio. Logo, é importante que inquilino e proprietário conversem para que possam definir como será feito o pagamento ou abatimento das despesas.

Conhecer os detalhes sobre quem é responsável por cada tipo de despesa em um condomínio é fundamental para evitar mal-entendidos e conflitos entre os moradores. Se você precisa de assistência legal para questões relacionadas à administração condominial ou outras áreas do direito imobiliário, conte com a orientação especializada de um advogado. Entre em contato conosco para obter aconselhamento jurídico personalizado e garantir seus direitos como condômino.

Proteja seus direitos como condômino. Agende uma consulta com nosso advogado especializado em direito imobiliário hoje mesmo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Precisa de ajuda Jurídica?

Tire suas dúvida sobre:

  • contratos
  • benefício previdenciário
  • direito do consumidor
  • e vários outros temas.
Reproduzir Vídeo Sobre Vídeo Institucional PFJ Advocacia.