A aposentadoria por invalidez, chamada atualmente de aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício previdenciário para os segurados do INSS e servidores públicos que estão incapacitados de forma total e permanente para o trabalho. Neste artigo, exploraremos 10 doenças que podem aposentar com apenas uma contribuição, destacando os critérios e procedimentos necessários para obter esse benefício.
Os requisitos para você ter acesso à aposentadoria por invalidez são:
- Ter a incapacidade total e permanente devidamente comprovada através de uma perícia médica feita no INSS ou no órgão público que você trabalha. Inclusive, deve constar a informação que é impossível à reabilitação em outro cargo ou trabalho;
- Cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os trabalhadores do INSS);
- Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para o INSS no momento em que ocorreu a incapacidade. Ou, então, estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.
- Na hipótese do segurado ser acometido por alguma doença especificada na lista do Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência como doença grave, irreversível e incapacitante, ele não precisa comprovar a carência mínima de 12 meses.
10 doenças que pode aposentar pelo INSS com apenas uma contribuição
Confira a lista 10 doenças que você pode aposentar pelo INSS com apenas uma contribuição:
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase;
- Transtornos psiquiátricos severos;
- Câncer;
- Cegueira total;
- Paralisias incapacitantes;
- Doenças Cardíacas graves;
- Mal de Parkinson;
- Estágio avançado da doença de Paget;
- Aids